terça-feira, 30 de julho de 2013

Panvermina


Conhecida como lombrigueiro, e distribuídas na zonas rurais, era obrigatório que todos tomassem. Pois era grande o número de crianças e adultos portadores de amarelão, ( doença causada por Ancylostoma, verme que tem de 1 a 1,5 cm). Trata-se de um nematelminto como a lombriga, que após de se alojar na parede do intestino suga o sangue causando anemia e fraqueza.
 A esquistossomose conhecida por barriga d`água causada pelo verme esquistossomo , que causa anemia doença respiratória e lesão no intestino e fígado.
 As Panverminas eram bolinhas de óleo transparente com cheiro insuportável, eram verdadeiros monstros para as crianças. Se fossemos tomar na manhã seguinte não poderíamos jantar.
 Certa noite minha mãe anunciou, "amanhã é dia de lombrigueiros". De medo não dormi pensando em como ia me livrar do remédio. Pela manhã ouvi minha mãe acordar meu irmão, salteio pela janela que dava para o milharal, como estava escuro tive medo então fiquei ali mesmo. Ouço meus pais entrarem no quarto enquanto meu irmão já passava mal. Minha mãe falava: cadê a menina ?!
 Quando olhei para o lado, lá estava meu pai no fundo da casa com o lampião. Sai correndo ao redor da casa, e ele foi atrás, após de duas voltas meu pai parou e ficou me esperando escondido. Ele me pegou pelo braço e levou para dentro. Chorei e coloquei a mão na boca para tentar evitar o remédio, porém não teve jeito, colocaram a panvermina em minha boca e não me largaram até engolir.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             Esquistossomose

                                                             
                                                     ancylostomo                                                                                                              

10 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, as histórias são muito interessantes!!

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe também usava essw remédio, a mãe dela colocava o comprimido dentro de uma rodelinha de banana e ela engolia com água. Isso com a sandália de lado que era pra levar pisa se não engolisse. Kkk

    ResponderExcluir
  3. Tenho minha história d Panvermina. Em 1944 eu tinha 12 anos, e até aquela data eu tinha sido obrigada a tomar uma vez por ano, junto com todas as crianças da cidade um vermífugo chamado lombrigol, que todas as vezes que eu tomava, ficava morrendo, e me lembro disso, porque na minha terra os moribundos seguravam uma vela acesa até parar de respirar era a morte. Ninguém achava nada demais era comum. Mas aos 12 anos fui para uma outra cidade fazer o 3o. ano primário. Lá a professora me obrigou a tomar 7 comprimidos de Panvermina, eu nunca consegui ter vermes, os remédios que me davam assustavam os vermes antes que eu os contraisse. Tomei aqueles 7 comprimidos que acho que foi uma dose de adulto, e amanheci passando muito mal. Uma semana inteira gritando sem fazer efeito. Gases, o povoado onde estava só tinha uma farmácia homeopática e o farmacêutico passou um pó chamado purga preta, que eu tomei e não aconteceu nada, ele disse que meu estado era grave já estava com 8 dias. Mandou que me levassem para a capital. Teria que viajar a cavalo 8 horas. Dormir na cidade próxima e pegar a marinete (ONIBUS0 para viajar ainda umas quatro horas para ter atendimento médico. Chegando ao médico ele me examinou, mandou buscar um purgante de sal de sódio, e me colocar no chuveiro do próprio consultório tomando banho e tomando o remédio horroroso. As dores começaram a passar, e em casa o intestino funcionou e fiquei bem. Os vermes que acometiam outras crianças nunca chegaram dentro de mim, tinham medo só de saber o quanto de remédio eu era obrigada a tomar. Estou com 84 anos e não esqueci um detalhe daquele horror. Ah! Dias de minha infância....

    ResponderExcluir
  4. São do meu tempo esses acontecimentos. Na minha casa, eram usados Panvermina e/ou Tiro Seguro. Nesses dias em que aconteciam as aplicações, vivia-se um verdadeiro inferno. Éramos acordados às 05 horas da manhã. Fazíam-nos sentar, e meu pai com um pequeno chicote para o caso da criança não querer engolir o vermicida. Muitas das vezes, a criança não engolia e o remédio caía no chão ou no penico. Mesmo assim, o pegavam novamente e tentavam enfiar na boca. Porém, em vista do choro alto que as crianças, preparava-se um suco para facilitar a descida garganta baixo. Quando não, o chicote era usado e a criança era forçada a engolir o veneno. Depois, enrolava a criança e era posta na cama ou rede para se resguardar. Não tomava café da manhã, não almoçava. Somente lá pela tardinha, vinha uma canja ou um chá com torradas. Nesse dia, não era permitido nem ver o sol da manhã. Reguardo total. A partir das 18 horas, a dor de barriga vinha. O efeito já estava sendo realizado. E o que vinha de dentro da barriga é de causar medo: lombrigas de todos os tamanhos, vivas, umas enroladas às outras, saíam aos borbotões. Havia um limpeza total no estômago das crianças. No outro dia, a vida recomeçava, e podíamos, novamente, andar descalços, comer barro, tomar banho nas valas, etc, etc. Eu era feliz e não sabia, kkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  5. Tomei nos anos 60 tinha 7 anos corria com medo pos toda criança tinha pavor das bolinhas de panvermina até porque o cheiro dava mal está, grande lembrança

    ResponderExcluir
  6. Estou com sessenta e cinco anos, nunca me esqueço desse lunbrigueiro que meus pais me obrigavam a Tomar em jejum,me dava ânsia de vomito tinha um cheiro insuportável mais tinha que tomar sobre ameaça de apanhar.

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha 2 irmãos e quando pequenos também tínhamos que tomar esse remédio. Pela madrugada, cada um tomava 1 bolinha. Pelas 9/10 horas,uma colher de sopa de óleo de ricino. Fedorento que nem a panvermina. Depois de 1 hora, lá vinha TUDO. O bom é que sempre tinha sopa de galinha caipira no almoço. Uma vez um irmão,em vez de engolir, cuspiu a bolinha e o outro irmão segurou pra mãe. Dia seguinte veio o castigo. 2 bolinhas!

    ResponderExcluir
  8. Bom, minha mãe usou muito, e esse uso esteudeu- se aos seus filhos que sou eu. Pense em um diabo ruim! Mas se eu encontrar, compro p dar aos meus netos.kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Quando eu e minha irmã éramos pequenos na década de 50, meu pai nos dava essa Panvermina anualmente, sem problemas. É engolíamos o comprimido sem mastigar. E quando o comprimido estourada no nosso estômago era um horror de estômago enjoado. A diferença é que a nossa alimentação teria que ser canja de galinha caipira. As outras pessoas da casa comiam outros tipos de alimento.
    Na época nós morávamos na zona rural.

    ResponderExcluir